Quando as escolas retomarem as aulas presenciais, algumas medidas serão essenciais para a adaptação da nova realidade que estamos vivendo. Iniciativas como: redução do número de alunos por sala de aula; refeitórios com locais marcados e rodízio de dias de alunos em sala de aula e em casa; professores e alunos deverão usar máscaras o tempo todo; cada aluno deverá levar sua garrafa de água etc, são apenas algumas das diretrizes que o Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed – elaborou para o protocolo de retorno às aulas.
Alguns estados ainda não tem data para o retorno das aulas presenciais. No Município do Rio de Janeiro a data prevista para volta às aulas no ensino básico é dia 02 de julho. Com isso, o Consed desenvolveu uma cartilha, onde são apresentadas algumas diretrizes para o retorno das aulas presenciais no país. O objetivo é que as escolas façam as adaptações necessárias para estarem preparadas no momento da reabertura.
As instituições precisam estar atentas às modificações que devem ser feitas, e devem buscar soluções inteligentes para implementar as ações na rotina educacional da escola. Lembrando ainda de cumprir a carga horária mínima anual e organizar a ampliação da jornada diária de aulas e de reposição, que pode ser feita aos sábados ou a noite.
Com isso, o documento prevê que o ano letivo de 2020 terá seu ciclo estendido até 2021 para que não prejudique o calendário acadêmico e assim o conteúdo possa ser passado aos alunos de maneira integral.
Outros países que hoje se recuperam dos efeitos da pandemia de Covid-19, já iniciaram o retorno às aulas de forma escalonada, adotando todas as medidas sanitárias necessárias. A cartilha da Consed foi elaborada com base na experiência desses países, além de proposta de protocolos de estados que já iniciaram o processo de retomada as aulas presenciais.
É muito importante que nesse momento os gestores estejam munidos de toda a informação necessária para enfrentar essa crise e se adaptar à realidade pós pandemia da melhor forma possível. Por isso, não deixe de acessar o nosso e-book gratuito Protocolo de Abertura das Escolas de Educação Básica. Clique aqui e tenha acesso ao e-book.
Veja também a cartilha da Consed aqui.
Leia também: MEC publica portaria que permite flexibilizar atividades educacionais
Especialista Em Instituição de Ensino