A escola passou por grandes transformações ao longo dos anos. Uma dessas mudanças foi o novo foco de ensino.
De modo geral, o foco das instituições de ensino era a formação profissional de seus alunos, mas com as diversas transformações que a sociedade vem sofrendo, a escola precisou acompanhar essas mudanças. Hoje é possível perceber a valorização de outras competências, além das cognitivas, essências para a formação do indivíduo, como as socioemocionais.
As habilidades socioemocionais são muito importantes na formação de cidadão conscientes. Essas competências são abordagens focadas nas emoções, que trabalha questões comportamentais e relacionais. Estas são fundamentais para o desenvolvimento de indivíduos autônomos e com senso de responsabilidade social enquanto cidadãos.
O próprio mercado de trabalho demanda profissionais mais preparados emocionalmente, o que tem sido um desafio. Nossa geração está preparada tecnicamente, mas poucos têm preparo emocional.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , documento normativo que direciona os currículos escolares e garante os direitos de aprendizagem que os estudantes precisam, propõem algumas alterações, como é o caso da oitava competência autoconhecimento e autocuidado: “Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas”.. As escolas precisam criar estratégias para desenvolver nos alunos essas competências socioemocionais já previstas em nossa legislação.
Dentre os benefícios dessas competências para os educandos temos:
Essas competências podem ser aplicadas a rotina dos alunos da seguinte forma:
Veja também: Planejamento Pedagógico: já fez o seu?