3 ferramentas gratuitas de ensino a distância

ensino remoto no ano de 2021

Plataformas on-line podem auxiliar às escolas durante a pandemia do coronavírus (COVID19)

Nos últimos dias o Brasil tem enfrentado grandes desafios diante da pandemia do novo Coronavírus. Medidas emergenciais estão sendo adotadas visando reduzir o contágio. Uma dessas medidas foi a suspensão das aulas nas instituições de ensino, de acordo com o Decreto n° 46.970/2020.

Embora essa determinação seja extremamente necessária, ela irá impactar de forma significativa o calendário escolar das instituições. Pensando em minimizar esse impacto e apresentar alternativas viáveis para driblar esse cenário, listamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas pelas escolas no processo de ensino a distância, através da ministração de aulas online.

1 – Google Sala de Aula

Resultado de imagem para google sala de aula

Funcionalidades: criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.

O Google Sala de Aula auxilia na organização de tarefas, facilita a comunicação e incentiva a colaboração entre alunos e professores. Para ter acesso ao Google Sala de Aula, basta ter uma conta cadastrada no Google e acessar o link da plataforma: https://classroom.google.com/

2 – Transmissão ao vivo ou vídeo gravado no Youtube

Resultado de imagem para youtube

A instituição poderá realizar transmissões ao vivo ou publicar vídeos das aulas inteiramente grátis utilizando a plataforma do Youtube. Para isso, basta possuir uma conta cadastrada na plataforma.

Sabemos que os vídeos nesta plataforma ficam acessíveis a qualquer usuário, no entanto, você pode optar por publicar o seu conteúdo como “Não listado”. Com isso, é possível impedir que ele apareça nas buscas, ficando disponível apenas para os usuários que receberem o link de acesso enviado por você.

Também é possível utilizar a URL de acesso ao vídeo diretamente no seu site, criando uma biblioteca, o que facilita a organização por temas, datas e conteúdo.

3– Moodle

Resultado de imagem para moodle

A plataforma de LMS mais famosa com código gratuito.

Moodle é uma sigla em inglês para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. Pode ser traduzido como “Ambiente de aprendizado modular orientado ao objeto”.

Com este sistema sua instituição poderá oferecer cursos e treinamentos de forma online.

Existem duas opções para utilização da plataforma:

Servidor gratuito: Acesso livre para até 50 usuários;

Veja no link: https://moodle.org/

Servidor pago: Planos a partir de U$$ 50,00 variando em função do espaço de armazenamento e quantidade de usuários.

Veja no link: https://moodle.org/

Servidor próprio: Não possui custo de licença, pois se trata de um software livre. Entretanto, para que os alunos e professores tenham acesso a distância, ou seja, sem estarem presentes na instituição, é necessário que o sistema seja instalado em um servidor acessível através da internet.

Essas foram algumas dicas de como implementar o ensino a distância em caráter emergencial. Para ficar por dentro das atualizações sobre o novo coronavírus, acesse o site ibee.com.br, leia os boletins especiais e fique informado.

Por: Departamento de Pesquisas IBEE – 18/3/2020