As escolas brasileiras organizam seus currículos de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB Lei nº 9.394/1996), que regulamenta o sistema educacional do país. De acordo com a Legislação, a educação é dividida em duas categorias; a educação básica e o ensino superior. Dentro dessas mesmas categorias, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os pontos da estrutura pedagógica das instituições.
A Base é um documento de referência na construção do currículo pedagógico das escolas, garantindo os direitos de aprendizagem dos alunos. Ela tem como objetivo promover a igualdade na formação dos alunos brasileiros, através de uma estrutura única, baseada em competências e habilidades.
Essa estrutura, conta com dez competências gerais que norteiam os profissionais de educação na formação pedagógica das instituições. Recentemente, a BNCC passou por uma revisão em seu texto.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), espera-se que a partir de 2020 as escolas comecem a adotar as novas normas da Base em seus currículos, em especial as instituições de educação básica.
Confira aqui a lista completa com as competências necessárias e fique por dentro das novas normas da BNCC.
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