Planejamento Pedagógico: já fez o seu?

Listamos 3 etapas essenciais para te ajudar nesse processo

Como o próprio nome já diz, o planejamento pedagógico é o procedimento em que professores, diretores e gestores educacionais traçam as diretrizes educacionais para o próximo ano letivo.

Esse planejamento tem como finalidade organizar as atividades e conteúdos abordados durante o ano. A organização desse projeto promove maior organização, otimiza o trabalho e ajuda a escola a alcançar seus objetivos.

Veja 3 etapas essenciais para a elaboração do planejamento pedagógico:

Reúna sua equipe

Um planejamento pedagógico eficaz é aquele realizado com a colaboração de todos os profissionais envolvidos no processo educacional. Por isso, reúna sua equipe e discuta temas, ideais, compartilhe experiência e proponha melhorias que auxiliem a construção desse projeto.

Analise os dados

Uma boa forma de construir novas diretrizes é analisar as ações já realizadas. Diante disso, revise relatórios anteriores, examinando dados como: taxa de evasão, índice de aprovação, nível de satisfação dos pais etc.

Esses resultados ajudam a construir diretrizes mais eficientes para a gestão educacional.

Faça um cronograma

Para auxiliar a execução das ações educacionais é essencial a criação de um cronograma. Nele deve constar o calendário acadêmico com a descrição dos dias letivos, horários das aulas, feriados e atividades programadas.

Veja aqui sugestões de calendários escolares para 2020.

Por fim, fazer um bom planejamento pedagógico é a garantia de um ano letivo mais organizado e, sobretudo, com uma equipe educacional que trabalha em busca dos mesmos objetivos.