Projeto torna obrigatório o ensino do tupi nas escolas

Proposta nesse sentido tramita na Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 273/24 torna obrigatório o ensino da língua tupi e outras nativas da região nas escolas da educação básica. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, inclui a exigência na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

“Em poucos países da América uma língua indígena teve a difusão como o tupi”, disse o deputado David Soares (União-SP), autor do projeto.

Segundo ele, o idioma contribuiu para a unidade política de país, forneceu milhares de palavras para a língua portuguesa do Brasil e é referência da identidade cultural brasileira.

Próximos passosO PL 273/24 será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias