Relatório do fundo monetário internacional revela crescimento baixo na economia mundial – será que esse crescimento afetará as matrículas para 2023

Decreto permite o pagamento de IPTU e TCL com desconto durante a pandemia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) em seu primeiro relatório sobre as perspectivas econômicas, desde que se iniciou a guerra da Rússia contra a Ucrânia, aponta um panorama pessimista para o PIB mundial em 2022, cerca de 3,6% de crescimento. O relatório corrige a perspectiva anterior de crescimento do PIB que era de 4,2% para a economia mundial e, também menciona a aceleração da inflação do mundo.

Como todos sabem, o PIB é a soma de todos os bens e serviços que geram valores (riquezas) num país, estado ou cidade em dado momento do tempo, geralmente em um ano. Todos os países calculam o seu PIB nas suas respectivas moedas. O PIB do Brasil em 2021, por exemplo, foi de R$ 8,7 trilhões.

Segundo a CNN do Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 1,1% em 2022, essa projeção foi realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Essa projeção de crescimento é bem menor do que a estimativa realizada pelo FMI em seu relatório que foi de 2,7% para o Brasil.

Essas previsões mostram não só como a economia de nosso país, mas a economia mundial passa por dificuldades. Contudo, olhando apenas para os números do PIB do Brasil, em números absolutos, em 2021 o PIB gerou 8,7 trilhões e a economia brasileira puxada pelo setor de serviços, teve uma alta de 1,8%, movimentando cerca de R$ 92,8 bilhões já em 2022.

Esse crescimento, mesmo que tímido para alguns, não pode ser relegado a segundo Plano pelas escolas particulares, que devem estar preparadas para atender a sociedade sem perder o foco na defesa de seus direitos.

E, hoje, ainda presenciamos escolas utilizando Regimento Interno de até 10 anos atrás, presenciamos escolas preocupadas com contratos de matrículas, sem se preocupar com os Editais de matrículas e, o que é pior, sem se preocupar com o cadastro econômico-financeiro de seus contratantes.

Contudo, não querermos nesse momento tratar desses temas, faremos isso no Sistema de Matrículas 2023, quando trataremos da apresentação, inclusive, dos modelos de contratos e editais adequados a LGPD. Todavia, cumpre-nos indagar: você sabe como estabelecer preços de anuidades de forma correta?

Alguns nesse momento poderiam responder: Ora, isso é simples, é só estabelecer as planilhas de custos. Mas será tal assertiva verdade? Voltamos a indagar: sua escola cobra os valores de anuidades achados na planilha custo?  No próximo dia 5 de maio, das 15 ás 17h, estaremos tratando desse tema com o Dr. Ricardo Furtado.

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

Por: Dp. Marketing da Ricardo Furtado Sociedade de Advogados.

Fonte: ibee.com.br