7 Inovações Educacionais para os colégios adotarem agora

Com as constantes transformações que o mundo tem passado nos últimos anos, o papel da escola na sociedade se modificou. Ela não apenas tem o dever de ensinar as disciplinas tradicionais e conteúdos de provas, mas também de atuar de forma mais ampla na educação dos alunos. As instituições de ensino estão trabalhando com uma visão mais global do ser humano, tendo a missão de formarem cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e, assim, preparar os alunos para o futuro.

Abaixo listamos sete iniciativas inovadoras que as escolas já estão implementando em seus currículos educacionais.

Técnicas De Programação

A sociedade contemporânea está cada vez mais inserida no universo digital. O conhecimento desas técnicas no ambiente escolar proporciona não só uma vantagem competitiva aos alunos, como também um melhor desempenho em sala de aula, e um relacionamento mais inteligente com a tecnologia.

Consciência Social

A escola tem um papel importante na formação dos cidadãos do futuro. Diante desse contexto, é importante que a escola invista em atividades que desenvolvam o pensamento crítico e a construção de valores morais. Uma boa forma de buscar essa evolução é envolver os alunos em projetos sociais. Isso irá lhes dar um novo olhar sobre a comunidade e o bem-estar coletivo, e assim, trazer um senso de responsabilidade, empatia, solidariedade entre outros valores.

Empreendedorismo

Motivado pela crise econômica do Brasil, o empreendedorismo cresceu de forma considerável em 2019. Seja por oportunidade ou por necessidade, muitas pessoas buscaram o caminho do empreendedorismo. No ambiente escolar, ele ajuda os alunos a desenvolver algumas habilidades como o desenvolvimento de proatividade, aumento de iniciativa, comprometimento, eficiência, senso de responsabilidade, persuasão, autoconfiança, planejamento, busca por oportunidades, alcance de metas, entre outras.

Jogos

A Gamefication é uma metodologia que tem sido muito utilizada como estratégia de aprendizagem nas escolas. Esse processo consiste basicamente em atribuir os elementos de um jogo (design, regras, técnicas etc.) nas atividades pedagógicas, atribuindo um aspecto lúdico às tarefas. Essa temática eleva os níveis de motivação e auxilia na construção de habilidades como raciocínio lógico, técnicas para resolução de problemas, desenvolvimento da criatividade, entre outros.

Educação Financeira

A educação financeira é uma competência de suma importância para ser abordada em sala de aula. A aplicação dessa competência em sala de aula busca a reflexão e conscientização dos alunos a respeito de desigualdades econômicas e sociais. Ela irá auxiliar os educandos no entendimento da estrutura financeira de suas famílias, a importância de poupar e executar um planejamento financeiro.

Além disso, orienta como lidar com questões sociais, como o consumo desenfreado, que aflige grande parte da população mundial. De acordo com a BNCC, a educação financeira deve ser abordada de maneira integrada, sendo essa inserida em diferentes contextos educacionais dentro da rotina escolar.

Intercâmbio

O intercambio é uma modalidade de ensino muito adotada por estudantes do ensino médio, onde estes se deslocam para outros países por um período determinado e aprendem mais sobre a educação, língua e cultura local. No entanto, o conceito de intercâmbio está cada vez mais amplo, sendo possível realizar outras modalidades como esta com alunos de diferentes faixas etárias.

Ele pode ser feito entre turmas da mesma instituição ou até mesmo de outras escolas, promovendo debates, rodas de conversa e atividades de integração. Também é possível realizar viagens pedagógicas ou excursões para outras cidades, onde os alunos podem ter contatos com estudantes de outras instituições ou elementos culturais de outras regiões. Além disso, essa iniciativa promove a integração, criatividade, autonomia, técnicas de argumentação, inclusão, conhecimento de novas culturas, respeito as diferenças entre outras aptidões.

Liderança

A ideia de promover esta disciplina é desenvolver o autoconhecimento, comunicação, trabalho em equipe, pró atividade e autoconfiança dos alunos. Além disso, mostrar-lhes que todos são potenciais líderes em diferentes áreas de atuação. Sobre essa competência, temos o projeto “O líder em mim”, desenvolvido por Franklin Covey, trata da formação de líderes desde pequenos, incentivando as escolas na aplicação de sete hábitos para pessoas altamente eficazes.

Leia também: Aplicativo oficial divulga débitos federais de pessoa física ou instituição de ensino