Pós pandemia : MEC permite aulas aos sábados e nas férias

Pós pandemia MEC permite aulas aos sábados e nas férias

O período pós pandemia é preocupante. Vários setores precisam se reajustar a nova realidade que a crise vai deixar.

A educação é uma área que será muito atingida, tendo em vista a suspensão das aulas presenciais durante o isolamento social, trazendo fortes impactos ao calendário acadêmico de 2020.

Pensando na reorganização das atividades escolares no pós pandemia, o Ministério da Educação (MEC) homologou dia 02 de junho, uma série de diretrizes elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), para que as instituições de educação básica e ensino superior possam planejar suas atividades acadêmicas.

A decisão que começa a valer após o início das aulas presenciais, autoriza que as escolas utilizem os sábados e o período de férias para completar a carga horária do ano letivo de 2020. Também pode ser ampliada a jornada escolar em algumas horas ou usar o contraturno.

De acordo com o texto publicado em Diário Oficial da União (DOU), é de responsabilidade de cada instituição de ensino organizar as medidas de reposição de aulas. O documento aponta algumas diretrizes para encurtar a reposição de aulas como: videoaulas, atividades feitas a distância, material impresso entregue aos pais, entre outras.

Além disso, também lembra que a reposição de aulas presenciais pode prejudicar o calendário acadêmico de 2021, caso a suspensão das aulas continue por muito tempo.

Leia também: Escolas do futuro

RF&A Contabilidade
Ricardo Furtado

Especialista Em Instituição de Ensino

Deixe uma resposta