Prevenção de acidentes nas escolas

O desenvolvimento da criança é constantemente acompanhado por etapas que apresentam situações de risco, as quais provocam acidentes. De acordo com os dados disponibilizados pela ONG A Criança Segura, no Brasil a principal causa de morte das crianças de um a catorze anos é por acidente. Muitos deles ocorrem dentro do ambiente escolar.

A escola desempenha um papel muito importante na promoção e manutenção da saúde e bem-estar da criança e adolescente, por ser um local que promove o desenvolvimento de acordo com as etapas etárias de cada criança. Sendo assim, pais e gestores educacionais precisam ficar atentos às situações de perigo, visando garantir a segurança e bem-estar físico e psicológico das crianças.

Para implementar uma estratégia de identificação e prevenção de acidentes eficiente, a escola precisa implementar um plano de segurança. Esse plano precisa conter algumas medidas, como por exemplo:

Profissionais capacitados

É importante que o profissional de educação saiba identificar possíveis riscos de acordo com o ambiente, otimizando a utilização do espaço de forma segura. Também deve avaliar os riscos das atividades de acordo com a faixa etária. Além disso, é importante que esses profissionais passem por um treinamento de noções básicas de primeiros socorros.

Kit de primeiros socorros

Ter sempre disponível um kit de primeiros socorros para utilização em casos de emergência, contendo materiais simples como atadura, gaze, soro fisiológico, curativo etc. O uso de pomadas, spray’s e medicamentos não são recomendados, mesmo que o aluno já faça uso destes em casa.

A utilização desses produtos pode provocar reação alérgica, e a escola será responsabilizada. Por isso, para evitar transtornos é recomendado utilizar apenas os materiais básicos, a fim de evitar maiores complicações ao estado de saúde do aluno.

Infraestrutura

Manter a instituição com locais em bom estado de conservação, fazendo manutenções regulares e mantendo o ambiente limpo e organizado. Também devem ser adotadas medidas para designar o uso de brinquedos por idade e a instalação de superfícies com absorção de impacto.

Supervisão

As atividades pedagógicas precisam ser constantemente supervisionadas por um profissional de educação. O olhar atento de um profissional é necessário para antecipar perigos e problemas que podem ocasionar lesões. Além disso, é importante fornecer aos alunos equipamentos de proteção para práticas esportivas.

Com essas iniciativas é possível trabalhar a prática de prevenção de acidentes, mantendo a segurança dos alunos e a tranquilidade de pais e educadores.